Donnerstag, 10. Juli 2008

Cozinha solar


Me surpreendo cada vez mais com o nível de ensino que venho tendo aqui na Alemanha. Hoje descobri que o que aprendemos em uma disciplina pode sim trazer comida pra mesa. E melhor ainda, literalmente!!!


Hoje tivemos uma festinha de encerramento da cadeira Solatermie und Photovoltaik no terraço do prédio da Engenharia Mecânica da TUM. Não foi nada surpreendente termos Wurstsemmel como comida (pão com linguiça aqui é arroz com feijão), mas o surpreendente foi conseguirmos prepará-lo em uma panela inserida em um concentrador solar parabólico de alumínio!!!!!



No terceiro mundo este tipo de tecnologia tem sido usada em larga escala somente em países pobres do continente africano para a pasteurização da água.



As regiões do mundo com maior potencial para cozinha solar podem ser vistas na figura abaixo:


fonte: Wikipedia



O Brasil, como sempre , incluído como um dos melhores potenciais para a cozinha solar. E como sempre também, não há investimentos o suficiente. Bom, daí entra as questões de interesses. O Brasil caminha lento no processo de otimização do biocombustível por hectare enquanto a disponibilidade de combustível solar por "hectare" já está por Deus (ou sei lá o que rege o universo) mais do que otimizada.


Mas tem gente no Brasil fazendo sua parte: http://www.aondevamos.eng.br/


1 Kommentar:

Frau Bersch hat gesagt…

pára de procrastinar, que tu tem prova, mulher!
=PPP